domingo, 10 de maio de 2009

Avança a luta pela UNEB no Subúrbio

Dia 29/04/2009 no Colégio Estadual Castelo Branco ocorreu mais um debate sobre a UNEB do Subúrbio e os alunos(as) e professores(as) do Curso Popular 2 de Julho marcaram firme presença. A idéia era tirar uma comissão para acompanhar a implementação do projeto, mas com a intervenção do Curso Popular 2 de Julho, o tom da discussão foi mudado evidenciando os descasos do governo com a educação, o sucateamento dos campi da UNEB, os interesses eleitoreiros e a necessidade de mobilização popular para a reivindicação da construção do campus no Subúrbio. Foi proposto que houvesse 2 comissões, uma para negociar e outra de mobilização para articular os(as) estudantes, professores(as), pais, entidades, associações de bairros, terreiros, igrejas e o povo do Subúrbio para fazer manifestações, passeatas, panfletas e colocar faixas pelo Subúrbio falando do Campus.

Queremos a construção de um Campus de verdade, que tenha sede própria, com quadro de professores completo, que desenvolva pesquisa e extensão voltado para o Subúrbio e que tenham cursos que atendam as demandas da comunidade Suburbana.

A luta é por uma educação de qualidade para todos(as), mas as alternativas que estão colocadas para o povo suburbano são: ou ficar fora da universidade ou pagar para fazer faculdades privadas, caros e sem qualidade.

Compartilhamos da idéia de que a educação superior é um direito, e cabe ao Estado garantir políticas públicas que assegurem sua efetiva realização, com padrões de qualidade, sem distinção de localidade. Não queremos a repetição do desastre do governo Wagner que vem precarizando, sucateando e tratando com desdém a educação no nosso estado. Lutamos por uma política educacional que valoriza os(as) trabalhadores(as) da educação, respeita os(as) estudantes dando-lhes condições de estudo e intervenção social através de pesquisa e extensão.

Nesse sentido, o nosso caminho é a luta, é a mobilização. Seguiremos com a força Quilombola Zeferina.

Saúde, educação e moradia, um futuro de esperança para o povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário